Na quinta-feira dia 7 de março, o Policiamento de Meio Ambiente da Polícia Militar de Minas Gerais realizou a Operação Força Total 4ª Edição no setor do 2º Pelotão da 7ª Companhia PM de Meio Ambiente, dando continuidade à ação contra a mineração ilegal na zona rural do município de Arcos/MG.
Durante a operação, foi descoberta uma atividade irregular de extração de quartzo por indivíduos vindos da região norte do estado.
As equipes policiais se deslocaram para uma nova localidade, onde flagraram diversas pessoas realizando a extração ilegal de quartzo, utilizando ferramentas como picaretas, pás e outros instrumentos.
Ao se aproximarem, os militares se identificaram e ordenaram que os garimpeiros parassem, desencadeando uma fuga desordenada por parte destes. As equipes de policiamento, junto com o apoio do policiamento ostensivo geral de Arcos, perseguiram os infratores, resultando na prisão de sete deles.
Durante a perseguição, foram encontradas dezenas de ferramentas abandonadas, sacos plásticos contendo quartzo e dois veículos usados no transporte dos minerais ilegalmente extraídos.
Os sete suspeitos detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Divinópolis/MG, onde foram realizados registros de ocorrência e procedimentos legais.
Os resultados da operação foram expressivos: sete prisões efetuadas, oito autos de infração lavrados totalizando o valor de R$ 633.564,00, além da apreensão de 32 ferramentas, materiais diversos como facas, lanternas, uma bateria e e cerca de R$ 3.116,50 em dinheiro.
Também foram confiscadas pedras preciosas, incluindo sacos plásticos e uma lata de tinta contendo quartzo, assim como duas rochas de cristal de quartzo. Além disso, dois veículos e seis aparelhos de telefone celular foram apreendidos.
A Polícia Militar de Minas Gerais reitera o apelo à população para colaborar na identificação de crimes ambientais na região, incentivando que informações sejam repassadas ao 2º Pelotão PM de Meio Ambiente através do telefone (37) 3322-1454.
Comente