O projeto Engenharia & Arte, realizado pelo Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Arcos, propõe a representação da engenharia e de suas vertentes de atuação por meio da sua relação com a arte.
Participam do projeto bolsistas e voluntários do curso de Engenharia Mecânica, alunos do ensino fundamental de escolas de Arcos e alunos da Informática para a Terceira Idade.
Os participantes criaram quadros, através de mosaicos, que compõem a exposição itinerante intitulada "Eu vos declaro Engenharia e Arte".
A exposição percorre escolas, museus, centros culturais e eventos relacionados ao tema. E, além disso, os quadros e explicações sobre eles se transformam em livros da série Engenharia & Arte.
A primeira edição retratou a Engenharia Mecânica em 20 mosaicos. A segunda edição apresenta os processos de fabricação: por exemplo, o corte a Laser, a Plasma, também a fundição e a Soldagem.
Participaram do projeto alunos das escolas Dona Maricota Pinto, Yolanda Jovino Vaz e José Geraldo de Melo, Instituto Pedagógico Arcoense e do Projeto Garoto Cidadão.
Os quadros produzidos pelos alunos já foram expostos na Câmara Municipal de Vereadores de Arcos, na Casa de Cultura, no campus do IFMG. O projeto foi apresentado no 8° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária em Natal, e o artigo de relato de caso foi selecionado para publicação na Revista Extensão & Sociedade.
Comente