A Polícia Militar alerta que, com o aumento do número de crianças empinando pipas devido ao período de férias escolares, é preciso ficar atento aos riscos que podem ser causados com a prática em via pública.

Uma linha de pipa com cerol se transforma em uma verdadeira navalha, representando risco de acidente a motociclistas, ciclistas, pedestres, skatistas e outros.

A Polícia Militar informa que o uso do cerol é considerado crime penal capitulado nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais.

Em caso do uso do cerol por crianças ou adolescentes, estes podem ser apreendidos e encaminhados às autoridades competentes. Já o adulto que fizer uso do cerol será conduzido, junto ao material, até a autoridade judiciária, podendo até mesmo ser preso.

Continua após a publicidade

Em Minas Gerais, a Lei Estadual nº 14.349 de 2002 prevê multa para os infratores, ficando esses sujeitos também a sanções cíveis e penais.

A Polícia Militar recomenda que a prática de soltar pipa seja realizada em locais onde não haja rede elétrica, nem vias de tráfego, e solicita aos pais que orientem seus filhos em relação aos riscos a terceiros e a si mesmos. 

Em Arcos, felizmente não se tem registros de acidentes envolvendo o uso de cerol ou linha chilena, mais em outras cidades em 2019, houve diversos acidentes graves.

Continua após a publicidade

Caso você saiba de pessoas que comercializam ou usam esse tipo de produto, denuncie imediatamente a Polícia Militar, pelo número 190 ou mesmo pelo 181 (Disque Denuncia), informando as caracteristicas dos individuos e o local exato onde esse crime esteja acontecendo.

Produzir, comercializar e ou fazer uso de Cerol e ou Linha Chilena é crime.

Continua após a publicidade