Na manhã desta quinta-feira (02/5), o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para resgate de uma Capivara no canal da Avenida Dr. João Vaz Sobrinho (Trecho 1).

Segundo os militares, uma capivara foi encontrada em dificuldades, cercada por cães que tentavam atacá-la.

Os militares retiraram os cães e procederam com a contenção da capivara utilizando dois cambões.

Após o resgate bem sucedido, a capivara foi encaminhada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Continua após a publicidade

A avaliação realizada pela veterinária indicou que o animal estava em boas condições de saúde e apto para retornar ao seu habitat natural.

Com isso, os bombeiros tomaram a decisão de transportar e soltar a capivara nas margens doe um rio, em uma região de mata, proporcionando-lhe um ambiente adequado para sua sobrevivência e desenvolvimento.

O maior roedor do Mundo

Continua após a publicidade

A capivara é um animal mamífero que vive em grupos. Destaca-se por possuir corpo robusto, musculoso e coberto por uma pelagem, geralmente, marrom.

As capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) são mamíferos herbívoros que se destacam por levarem o título de maior roedor do mundo. Esses animais apresentam um corpo robusto e musculoso coberto por pelos marrom-escuros e podem atingir cerca de 1,3 m de comprimento e 60 cm de altura. Seu peso varia, e esses mamíferos apresentam, em média, de 20 kg a 80 kg.

Características da capivara

Continua após a publicidade

As capivaras são animais calmos e mansos, nativos da América do Sul. Vivem em locais próximos ao ambiente aquático, pois precisam da água para várias de suas atividades, como esconder de predadores e reproduzir-se. Dizemos que esse mamífero possui um hábito semiaquático.

Esses animais vivem em grupos que variam de tamanho e apresentam organização social. A quantidade de capivaras nos grupos varia de 2 a 30 animais, apresentando um macho dominante. Além do macho dominante, observa-se a presença de várias fêmeas e de indivíduos mais jovens.


As capivaras vivem em grupos, nos quais há um macho dominante

Continua após a publicidade

A maturidade sexual do macho e da fêmea é atingida em idades diferentes. Enquanto o macho atinge a maturidade entre 15 e 24 meses de idade, as fêmeas alcançam essa maturidade com idade entre 10 e 12 meses. A reprodução da capivara acontece geralmente na água, na região mais rasa. As capivaras possuem uma alta taxa de fecundidade e de fertilidade. Sua gestação dura aproximadamente 120 dias, e as capivaras fêmeas dão à luz, em média, três filhotes.

Esses animais são herbívoros e pastam, principalmente, ao entardecer. Alimentam-se de gramíneas e até mesmo de plantas aquáticas. Capivaras adultas podem comer mais de 5 kg de comida, dependendo de seu tamanho.