A nova ponte sobre o Rio Jacaré, no km 24 da rodovia MG-170, no trecho que liga Lagoa da Prata a Moema, na região Centro-Oeste já está liberada. A inauguração ocorreu, nesta quinta-feira (16/5), com a presença do governador em exercício Professor Mateus.
A conclusão das obras de construção da nova estrutura ocorreram nesta semana por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Ela atende uma demanda de cerca de 140 mil habitantes, que vivem ou circulam no entorno da obra. Além disso, de milhares de usuários que transitam pela estrada.
A construção da ponte custou R$ 3,2 milhões. Conforme o DER, ela conta com dimensões de 49,6 metros de comprimento por 12,1 metros de largura e via lateral para pedestre. Assim, substituindo a antiga passagem interditada por problemas estruturais.
Professor Mateus reconheceu a dificuldade enfrentada pelos motoristas no período em que a ponte esteve inoperante. Destacou, então, que a intervenção faz parte de uma série de melhorias implantadas pelo Executivo mineiro na região.
Encurtando distâncias
A conclusão das obras libera o tráfego e põe fim a um transtorno que obrigava os motoristas a utilizarem desvio. A rota alternativa passava por dentro de uma usina sucroalcooleira na região, o que aumentava o trajeto em cerca de 9 quilômetros. A obra teve início em maio de 2023.
A mudança proporcionará mais eficiência e segurança para o trabalho do motorista de transporte escolar, Reginaldo Correa, melhorando o trajeto para os alunos.
“Sem a ponte, era complicado porque as carretas e veículos mais pesados tinham dificuldade para passar pelo desvio quando chovia, o que gerava trânsito no local. Já no período de seca, a gente enfrentava muita poeira, que faz mal para a saúde das crianças” contou Reginaldo, que passa pelo trecho quatro vezes por dia.
Ponte entre Lagoa da Prata e Moema
A nova ponte está localizada na rodovia MG-170. Trata-se de importante corredor viário por onde transita um grande volume de produtos do agronegócio, com destaque para o milho e soja.
A região também abriga empresas do setor sucroalcooleiro e de laticínios que abastecem o mercado regional e nacional. O trecho faz a conexão BR-262 – BR-354 e MG-050, encurtando caminhos e facilitando a mobilidade, servindo como rota alternativa.
Histórico
A interdição da ponte ocorreu no final de dezembro de 2021, diante do diagnóstico de uma falha estrutural. Tomou-se a medida em caráter de segurança, uma vez que a estrutura recebia um tráfego diário de aproximadamente 800 veículos leves e pesados.
As equipes elaboraram o projeto de engenharia em 2022, e concluíram em fevereiro de 2023, para que os serviços começassem a ser executados três meses depois.
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