Na tarde desta quinta-feira (13/6), por volta das 14h, os militares do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros de Arcos foram acionados para combater um incêndio no aterro sanitário do município. Ao chegarem ao local, constataram que o fogo atingia a área de descarte de madeiras e outros materiais inflamáveis.

Utilizando técnicas adequadas preconizadas pelo Manual de Bombeiros em Áreas Urbanas (MABOM CIURB) e equipados com dispositivos de proteção individual, os bombeiros iniciaram o combate ao incêndio. O procedimento envolveu a utilização de uma linha direta de arrefecimento e, posteriormente, o rescaldo, confinando as chamas em uma área cercada para eliminar o risco de expansão para a mata de preservação ambiental nas proximidades.

Os Bombeiros Militares contaram com o apoio de um caminhão-pipa da Prefeitura de Arcos e de um trator, essenciais para lidar com a grande quantidade de material combustível no local. Ao todo, foram utilizados 16 mil litros de água para resfriar e controlar o incêndio, que atingiu uma área de aproximadamente 2 hectares. O combate às chamas durou cerca de 6 horas.

A ação rápida e coordenada dos bombeiros, com o apoio das equipes municipais, foi fundamental para evitar que o fogo se alastrasse para áreas de preservação ambiental, minimizando assim os danos ao meio ambiente.

Continua após a publicidade

Na sexta-feira (14/6) os militares foram novamente acionados para atendimento em outra área.