O Arcos Notícias recebeu nas últimas semanas, a informação de que a Nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade de Arcos, estava parada.
O motivo seria um defeito nas bombas responsáveis pelo bombeamento do esgoto que vem da cidade para as lagoas de tratamento da ETE.
Segundo nos foi relatado, o problema decorreu da grande quantidade de esgoto que passava por essas bombas e que as mesmas não suportaram vindo a apresentar os defeitos.
O tratamento do esgoto da cidade está sendo feito parcialmente na Antiga ETE, situada no Bairro Gameleira em Arcos, que já está com a sua capacidade no limite e o esgoto "parcialmente" tratado vai até a nova Estação de Tratamento de Esgoto.
Esse efluente segue direto para o Rio dos Arcos.
A nossa equipe foi ao local, juntamente com o cidadão Paulo Frederico e podemos constatar o fato.
Entramos em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arcos e fizemos algumas perguntas, que nos enviou as seguintes respostas.
1- O esgoto voltou momentaneamente a ser tratado na antiga ETE e o que aconteceu de fato com a nova ETE?
A nova ETE está temporariamente parada por problemas nos motores e no painel elétrico. Com isso a antiga ETE voltou a operar. Todas as ações realizadas de parada ou ligação de uma ou outra ETE são sempre comunicadas ao órgão ambiental estadual.
2- Qual o prazo para a resolução do problema?
Estamos buscando junto a CODEVASF recursos para a resolução dos problemas, tendo ocorrido no final de Julho uma reunião com representantes da CODEVASF e outra reunião já está marcada ainda para o mês de Agosto.
3- Foi identificado somente um problema ou existem mais?
Existem outros problemas na área da nova ETE que já foram repassados para a CODEVASF, sendo de conhecimento público, mas que podem ser resolvidos com a ETE em operação.
4- A resolução do(s) problema(s) vai gerar algum tipo de custo para o município ou há alguma garantia de quem executou a obra, visto a recente entrada em funcionamento?
A busca de recursos junto a CODEVASF tem a finalidade de não onerar o município com estes custos, porém se necessário, o município irá fazer todo o esforço possível para fazer a nova ETE funcionar normalmente.
Nota Oficial da Prefeitura de Arcos sobre o fato
A Prefeitura de Arcos também nos enviou uma nota na tarde desta sexta-feira (02):
"A nova ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) de Arcos, inaugurada há poucos meses, está temporariamente parada por alguns problemas nos motores e no painel elétrico. Com isso a antiga ETE voltou a operar. Todas as ações realizadas de parada ou ligação de uma ou outra ETE são sempre comunicadas ao órgão ambiental estadual.
O setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Arcos já comunicou a CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco) e junto a ela solicitou recursos para a solução desses problemas. “Já reunimos para tratar do caso com representantes da empresa pública, no final do mês passado, e está agendada outra reunião ainda para esse mês de agosto”, disse o Secretário Robson José Corrêa.
Foram detectados outros problemas na área da nova ETE, e que também já foram repassados para a CODEVASF, sendo de conhecimento público, mas que podem ser resolvidos com a estação em operação.
Ainda segundo o secretário da pasta, a busca de recursos junto a CODEVASF tem a finalidade de não onerar o município de Arcos. “Faremos todo o esforço possível para fazer a nova ETE funcionar normalmente. Esse é o nosso compromisso! ”, completou.
Importante ressaltar que a ETE antiga está devidamente licenciada e nas mesmas condições de operação da época em que houve a mudança de fluxo."
CODEVASF
Entramos em contato via e-mail com a CODEVASF ((Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) que foi responsável pela construção da "Nova ETE" e até fechamento da matéria não recebemos respostas.
Polícia Militar de Meio Ambiente
Conversamos com a Polícia Militar de Meio Ambiente da cidade de Arcos, na pessoa do Sargento Kennedy, que nos respondeu:
"A Polícia Ambiental já está ciente e ainda na tarde desta sexta-feira (02) irá fazer a fiscalização no local."
Secretário de Meio Ambiente de Arcos
Conversamos também com o Secretário de Meio Ambiente de Arcos, senhor Robson José Correa, que nos disse estar ciente dos fatos e está fazendo as cobranças necessárias junto a CODEVASF que foi a executante da obra.
A nova Estação de Tratamento de Esgoto de Arcos foi inaugurada em maio de 2018 e tem menos de um ano de funcionamento.
Comente