Neste sábado (22/6), celebramos o que seria o 78º aniversário de Nelson Gonçalves de Morais, um homem cuja vida e legado deixaram marcas indeléveis na cidade de Arcos (MG) e além.

Nelson Morais foi e é realmente um ser humano excepcional. Sua dedicação às causas ambientais é verdadeiramente inspiradora.

Como amigo e irmão, ele combinou uma paixão inabalável pela natureza com um compromisso profundo em proteger nosso planeta. Sua persistência e coragem em enfrentar desafios ambientais foram e são admiráveis ​​e refletem seu comprometimento genuíno com um futuro sustentável.

Nelson foi e é uma fonte constante de inspiração para todos nós, mostrando como cada um pode fazer a diferença através de ações concretas e amor pela Terra.

Continua após a publicidade

Breve história de um grande homem

Filho de Pedro Gonçalves de Morais, carinhosamente conhecido como “Pedrinho Sapateiro”, e de Adalgisa Eduardo de Morais, Nelson nasceu no dia 22 de junho de 1946.

Sua mãe, Dona Adalgisa, era uma dona de casa dedicada, profundamente religiosa e envolvida em obras sociais.

Continua após a publicidade

Nelson foi um homem de múltiplas facetas: pai amoroso de cinco filhos - Vladimir (in memoriam), Guilherme, Janine, Nelson Jr., e Júlia - e irmão de sete: Márcia, Maurício, Beatriz, Eduardo, Adalgisa, Ivone, e Pedro, além de outros dois irmãos paternos, Marlene e Donizete.

Após concluir o ensino básico na Escola Estadual Yolanda Jovino Vaz, Nelson mudou-se para Belo Horizonte, onde destacou-se no Instituto Champagnat. Em busca de novas oportunidades, mudou-se para Goiás, onde se tornou diretor de uma escola pública, deixando um legado de organização e criatividade que conquistou muitos admiradores.

Nelson, sempre visionário, cruzou o Oceano Atlântico em 1975, sendo o primeiro arcoense a morar nos Estados Unidos. Estabeleceu-se em Lowell, Massachusetts, e viveu também em Connecticut, Boston e New Jersey. Sua jornada americana foi marcada por conquistas e aventuras.

Continua após a publicidade

De volta ao Brasil, Nelson trouxe consigo o espírito empreendedor, fundando o primeiro supermercado de Arcos, o “Supermercado Uai”, que oferecia produtos sofisticados até então só encontrados em grandes cidades. Posteriormente, aceitou o desafio de representar o grupo atacadista Adriano Coselli, onde se destacou e foi premiado por sua excelência.

Nelson também foi um pioneiro na área de entretenimento em Arcos, abrindo a primeira vídeo-locadora da cidade, a Vídeo Flash, e mais tarde, a Flash Variedades, uma loja de artigos femininos, games e acessórios.

Além de empresário, Nelson era um intelectual apaixonado. Manteve um blog chamado “O FOCA”, foi colunista de jornais locais e um dos criadores do PT em Arcos. Lutou incansavelmente pela preservação da natureza e pelo meio ambiente, deixando um legado de consciência ambiental.

Continua após a publicidade

Sua obra literária inclui a trilogia “Aprendiz de Sonhador”, lançada entre 2006 e 2012. Nelson era membro orgulhoso da Academia Arcoense de Letras, tendo como patrono o renomado escritor Graciliano Ramos.

Nelson Gonçalves de Morais faleceu na noite de 23 de setembro de 2014, mas seu espírito e legado continuam vivos em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Hoje, lembramos com carinho e gratidão este grande homem que deixou sua marca em nossas vidas e em nossa cidade.