Já tem dias que a notícia de um possível fechamento do Lactário Municipal circula nas redes sociais e nós do Arcos Notícias fomos atrás das respostas.
A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Arcos nos enviou a seguinte nota:
"O Governo de Arcos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Social anunciou que, a partir na próxima semana, o pãozinho fornecido pela Padaria e Lactário Municipal será terceirizado, mantendo o cronograma normal.
Além do Lactário Municipal agora ser palco de ações que impactam na vida das pessoas, através de uma gestão responsável, foi feito um amplo levantamento das despesas, e optou-se por adquirir os pães e não mais produzir, mantendo a distribuição e economizando cerca de 300 mil ao ano.
Otávio Miranda, secretário da pasta, disse que o Governo de Arcos tem buscado manter a qualidade dos serviços oferecidos à população, e com maneiras criativas, fazer isso com menos recursos. “Acredito sempre na inovação, pois aqueles que param no tempo, lá eles ficam. Compreendo que o Lactário tem sua história e jamais Arcos pode se esquecer dela. Acredito que vivemos em um outro momento, e aquele local pode ser muito mais bem aproveitado, sem perder sua essência, que é a de colaborar com aqueles que mais precisam”, relatou."
Diante dos fatos nós conversamos na manhã desta sexta-feira (02) com o Secretário de Desenvolvimento e Integração Social de Arcos, senhor Otávio Miranda, que nos esclareceu diversos pontos, sobre a terceirização da padaria do Lactário Municipal.
Secretário, a administração está cortando os serviços do Lactário Municipal?
O que será feito da estrutura e com o maquinário do Lactário Municipal?
Quantos funcionários trabalham hoje no Lactário e qual será a economia prevista?
Qual é a produção mensal do Lactário Municipal e qual será o valor de cada "pãozinho" licitado?
Hoje, quanto custa a manutenção anual do Lactário Municipal?
Secretário Otávio, o Projeto que foi enviado para a Câmara Municipal de Arcos sobre a extinção de alguns cargos do Lactário, vai ter alguma emenda?
Secretário Otávio, muito obrigado pela entrevista!
Para fecharmos e não haver dúvidas as famílias que são beneficiadas continuarão recebendo o pão e o leite de soja?
Breve história do Lactário Municipal
O Lactário e Padaria Municipal "Dr Moacir Dias de Carvalho, começou com a distribuição de leite, na Rua Padre Pedro Lambert.
Em 19 de Julho de 1990, a então Prefeita Municipal de Arcos, Dona Hilda Borges de Andrade, inaugurou o Lactário, agora na Rua Tenente Florêncio Nunes, 222 no Bairro Brasília.
Na época (1990) eram produzidos cerca de 5.000 mil pães por dia, incluindo alunos da rede municipal de ensino, idosos, crianças e famílias carentes.
Nos anos 90 eram beneficiados crianças de 03 a 12 anos de idade e idosos acima dos 60 anos.
Comente