Quem se aventurar pelos lados do Córrego das Almas, na zona rural de Arcos, seguirá por uma estrada margeada por pequenas chácaras rumo à Igreja de Santos Reis.

Quando lá chegar e atravessar a porteira à esquerda, com um pouco de sorte, avistará na varanda de sua casa, possivelmente junto a um dos seus 8 filhos, noras e genros, 12 netos, 8 bisnetos e 1 tataraneto, ou até mesmo proseando com velhos e novos amigos, um jovem senhor de sorriso aberto e acolhedor, cabelos brancos e macios cuidadosamente penteados sob o chapéu — companheiro inseparável ao longo de sua vida de cavaleiro.

Seu rosto e olhos miúdos refletem um olhar profundo e atento aos movimentos ao seu redor, gesticulando enquanto fala baixinho, imerso na sabedoria construída ao longo de seus 99 anos de vida em Arcos.

“Sou mais velho que a cidade”, como ele mesmo gosta de afirmar.

Continua após a publicidade

Sr. Roberto Rodrigues é daquelas lendas vivas, muito respeitado por sua vivência e experiência.

Estar na presença do sr. Roberto Rodrigues é garantia de deliciosas e prazerosas horas de muitas histórias, causos, risadas e sábios conselhos, ao sabor de um café fresquinho ou de um delicioso almoço, porque é assim que os amigos são recebidos por ele e sua família.

99 anos! Se perguntado qual o segredo da longevidade, dirá em meio a uma risadinha marota: “só não morrer” e depois completará: “nunca bebi, nunca fumei, nunca fui internado e não tenho nada a reclamar, só a agradecer, porque Deus nunca me desamparou!”

Continua após a publicidade

Além de sua sabedoria e vivacidade, Sr. Roberto é conhecido por sua generosidade e hospitalidade, características que marcaram e continuam a marcar a vida de todos ao seu redor. Suas histórias são tesouros compartilhados, preservando a memória e os valores de Arcos.

Parabéns, Sô Roberto, Robertinho, Roberto da Dona Desí! Obrigado pelos exemplos e referências ao longo destes 99 anos! Arcos te ama! Que venham muitos mais anos de saúde e felicidade para este grande ícone da nossa comunidade.