A cidade de Arcos é um celeiro de bons atletas em várias áreas e no ciclismo não é diferente.

 

Vários atletas da cidade fazem bonito em todo o país, faturando prêmios, troféus e acima de tudo, levando o nome da nossa cidade para além fronteiras.

 

Continua após a publicidade

O ciclismo é um esporte que demanda um certo investimento, um exemplo, a manutenção de uma "bike" de competição é alta e na maioria das vezes, o próprio ciclista é quem banca esses custos.

 

Se faz necessário a criação de políticas de incentivo, tanto na esfera municipal, estadual, federal, tanto na esfera privada, a fim de minimizarmos as barreiras enfrentadas pelos ciclistas.

Continua após a publicidade

 

Cidades que investiram no esporte, nesse caso, o ciclismo, fomentam o turismo, trazem receitas para o comércio, hotéis, alimentação, entre outros...

 

Continua após a publicidade

Em Araxá MG, o complexo do Barreiro recebe anualmente, milhares de competidores, que deixam milhões de reais no comércio do município, durante a Copa Internacional de Mountain Bike.

 

Em Arcos, temos várias áreas que podem ser exploradas sustentavelmente, com a ajuda do ciclismo.

Continua após a publicidade

 

E o que falar do nosso rico patrimônio humano, que são os nossos atletas que brilham em todo o Brasil.

 

Como não falar das conquistas do arcoense Wagno Antônio da Silva que foi campeão da 1ª etapa da Copa Brasil de Mountain Bike Cross Country, disputada na cidade de Campo Largo (PR), no dia 10 de março de 2013, entre tantas outras conquistas que ele possui em seu currículo...

 

Geraldo Luiz de Campos "Gera" que tem uma vida inteira dedica ao esporte e que sempre trás troféus para Arcos.

 

Silvana Chaves, que onde vai está sempre no pódio, issso apenas para citar alguns, sem contar outros tantos atletas que praticam o ciclismo.

 

Para se ter uma ideia em 2014 tivemos quase 300 atletas de toda a região na Segunda Edição da Copa Arcos de Mountain Bike.

 

Ninguém começa grande... é preciso ter um começo e esse começo passou pela organização dos atletas com a criação em 2016 da AAC (Associação Arcoense de Ciclismo), que na noite desta segunda-feira (05), foi apresentado formalmente na Câmara Municipal de Arcos.

 

A AAC (Associação Arcoense de Ciclismo) foi fundada em outubro de 2016 e trata-se de uma INSTITUIÇÃO ESPORTIVA OFICIAL do município de Arcos, filiada à Federação Mineira de Ciclismo, devidamente legalizada, com Estatuto, Diretoria, Conselho Fiscal e CNPJ registrados.

 

A AAC possui atualmente 50 sócios fundadores.

 

 

A AAC é uma INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS, aberta ao ingresso de quaisquer interessados pelo ciclismo, que visa divulgar o uso da bicicleta como uma forma saudável e ambientalmente correta de lazer, esporte e mobilidade.

 

Parabéns aos idealizadores da AAC e que venham mais ações voltadas ao esporte de uma forma geral e principalmente para o ciclismo.

 

Quem sabe em um futuro... Arcos seja sede de uma Copa Nacional ou mesmo Internacional de Mountain Bike?

 

O primeiro passo já foi dado, que foi a organização...

 

Contato da Associação Arcoense de Ciclismo

E-mail: assoc.arcos.ciclismo@gmail.com

 

Nós do Arcos Notícias, fazemos questão de divulgar todas as modalidades esportivas, que envolvam atletas de nossa cidade.