Nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2024, as frações do Policiamento de Meio Ambiente de Formiga e Arcos, pertencentes ao 6º Pelotão da 1ª Companhia do BPM MAmb, realizaram ações no âmbito da Operação Verde Minas II. A operação teve como principal objetivo o combate a incêndios florestais e incluiu a Operação Preventiva em Cavidades Naturais na região cárstica dos municípios de Arcos, Pains e Córrego Fundo, em Minas Gerais.

Quatro equipes de patrulhamento preventivo foram destacadas para a proteção de patrimônios ambientais, culturais, espeleológicos e paleontológicos. Durante a operação, foram realizadas orientações a produtores rurais e empreendimentos que possuem cavidades naturais em suas propriedades, reforçando a importância da preservação desses ambientes.

Entre os principais pontos de interesse patrimonial monitorados, destacam-se a Gruta do Éden, a Pedra do Cálice e o mural de pinturas rupestres. No total, vinte e sete áreas de relevância foram fiscalizadas, incluindo a Gruta da Violeta, localizada na Estação Ecológica do Corumbá. Essas ações são fundamentais para a preservação de áreas sensíveis e para a prevenção de danos ambientais, especialmente em regiões com cavidades naturais.