Nesta sexta-feira (27/9), durante a execução da Operação Recursos Hídricos, prevista no Plano de Ação Fiscal (PAF/2024), e concomitantemente ao monitoramento contínuo realizado pela Polícia Militar de Meio Ambiente, uma equipe recebeu um chamado da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Unidade Operacional de Bom Despacho, que havia abordado um veículo Hyundai HB20, de cor branca, com dois ocupantes. O motorista e o passageiro, ambos provenientes de Belo Horizonte, foram detidos após serem encontrados transportando ilegalmente 104 espécimes da fauna silvestre nativa no interior do automóvel.
Durante a abordagem, os policiais federais ouviram cantos de pássaros e grasnados de araras vindos do porta-malas do veículo. Após a abertura, foram encontradas diversas Araras-canindé soltas no compartimento.
No interior do carro, mais aves, como filhotes de Coruja Suindara e Periquitos-rei, estavam acondicionadas em caixas de papelão, além de Canários-da-terra, Pássaros-preto e Chopins em gaiolas de transporte. As aves, submetidas a condições inadequadas de espaço, oxigenação e sem acesso a água ou alimentação, foram identificadas como sendo da fauna silvestre nativa e estavam sendo transportadas sem qualquer autorização do órgão ambiental competente.
Os ocupantes do veículo alegaram que pegaram as aves no estado de Goiás e as transportavam para Belo Horizonte, mas não apresentaram documentação legal.
Ambos foram presos pela PRF e encaminhados à Polícia Civil de Bom Despacho. A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada e tomou as medidas administrativas necessárias, aplicando multas e realizando a apreensão dos animais.
Após articulação dos militares da Polícia Ambiental, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), por meio de um médico-veterinário, constatou a situação de maus-tratos.
As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA) em Belo Horizonte, onde receberam os cuidados necessários. O CETAS dará continuidade às avaliações e providências, incluindo a lavratura de auto de infração pelo IBAMA referente aos maus-tratos.
A Polícia Militar de Meio Ambiente lavrou um auto de infração no valor total de R$ 2.272.910,85 pelos crimes de transporte irregular de espécimes da fauna silvestre nativa.
Resultado da Operação:
Apreensão de 104 espécimes da fauna silvestre nativa, sendo:
64 Araras-canindé;
02 Periquitos-rei;
02 Suindaras;
23 Canários-da-terra;
11 Pássaros-preto;
02 Chopins.
Apreensão de 02 transportadores de aves.
Aplicação de 02 autos de infração, totalizando R$ 2.272.910,85.
Comente