A Prefeitura de Arcos divulgou nesta terça-feira (20) os números referentes ao Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa).

  • O resultado apontou 1,1% de índice de infestação do mosquito, sendo considerado pelo Ministério da Saúde como situação de alerta.

De acordo com o Ministério da Saúde, o resultado é considerado satisfatório quando está abaixo de 1%. Situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.

Foram 1.211 imóveis foram visitados durante o mês de agosto. O resultado apontou um declínio referente ao último levantamento feito em maio, que mostrou 3,9% de infestação. Os bairros que apresentaram maior positividade foram: Cruzeiro, Jardim Bela Vista, Alvorada, Sol Nascente e Santa Efigênia.

Os principais criadouros identificados neste último LIRAa continuam localizados dentro das residências, como ralinhos de banheiro, vasos de planta, caixa de passagem e caixa de gordura.

Continua após a publicidade

“Qualquer descuido pode significar transtornos para a saúde pública de Arcos. A palavra de ordem continua sendo a prevenção e cada um deve fazer a sua parte nessa batalha contra a dengue”, reafirmou o responsável pelo setor de Epidemiologia, Tiago Carvalho.