Na manhã desta segunda-feira (23/12), policiais militares flagraram uma situação de transporte irregular de animais no Km-523 da Rodovia BR-354, em Formiga. Durante o atendimento de uma denúncia, foi constatado que dois homens, de 43 e 81 anos, transportavam 162 mamíferos e 20 aves em condições degradantes.

Os animais, que estavam sendo levados de Guanambi/BA para Guaianases/SP, eram mantidos em um compartimento de carga superlotado, sem ventilação adequada, higiene mínima, água ou alimento. A situação levou à morte de três ovelhas durante o trajeto.

Além das condições precárias, os policiais verificaram que as Guias de Trânsito Animal (GTAs) estavam vencidas e que os responsáveis não possuíam as notas fiscais necessárias para o transporte. Diante das irregularidades, os dois homens foram presos em flagrante.

O veículo utilizado no transporte foi apreendido, assim como os animais. Foram emitidos dois Autos de Infração (AIs), totalizando R$ 10.559,40 em multas. A operação foi conduzida pelos policiais do 2º Sargento PM Douglas e 2º Sargento PM Vinícius, da equipe VP 34028.

Continua após a publicidade

O caso foi registrado sob o número de ocorrência REDS 2024-057238506-001 e segue em apuração pelas autoridades competentes.