No inicio da tarde deste sábado (18/01), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Arcos foi acionada após o surgimento de um buraco na Rua Tenente Ribeiro, localizada no Centro da cidade. Ao chegar ao local, a equipe constatou um abatimento de solo com 1,12 metro de profundidade, 1,15 metro de largura e 1,85 metro de comprimento, além de danos à pavimentação asfáltica, à base e ao subleito.
Foi identificado um percolamento de água no solo, que provocou o carregamento de material e formou uma cavidade longitudinal abaixo da pavimentação, com extensão de 13,80 metros e profundidade de 0,75 metro.
Diante do risco à segurança de pedestres e motoristas, a Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, interditou e sinalizou o trecho compreendido entre a Praça Floriano Peixoto e a Rua Cecília Laura de Albuquerque. Além disso, moradores foram orientados sobre os riscos de novos recalques na área afetada.
COPASA realiza inspeção
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) esteve no local para realizar uma vistoria. Não foram encontrados vazamentos de esgoto, e também não houve chuva no dia do incidente. Apesar do transtorno ao trânsito, não foram registrados danos materiais, vítimas, danos às estruturas das residências, interrupção no fornecimento de energia elétrica ou abastecimento de água.
A Defesa Civil destacou que a COPASA já havia realizado manutenção na mesma rua em 2023. O órgão reforçou que o trecho permanecerá interditado até a conclusão dos trabalhos de recomposição do solo, reconstrução da vala e execução da base, subleito e recapeamento asfáltico.
Recomendações
Para evitar congestionamentos na região, a Defesa Civil recomenda que os motoristas evitem transitar pelas vias ao redor da Praça Floriano Peixoto.
Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil ou a Polícia Militar.
Comente