Na noite desta segunda-feira (17/02), um caminhão M.Benz/Atego 2425, carregado com cerca de 20 toneladas de cal virgem, sofreu um princípio de incêndio na rodovia MG-439, próximo a Pains/MG. O Corpo de Bombeiros da 4ª Companhia foi acionado por volta das 19h07 para atender à ocorrência.

De acordo com o condutor do veículo, a fumaça começou a sair de um dos big bags durante o trajeto. Ao notar a situação, ele parou o caminhão na margem da rodovia, ao lado da balança, e, com a ajuda de funcionários do local, utilizou três extintores de pó químico para conter as chamas.

Apesar da ação inicial, a equipe dos bombeiros verificou que o calor ainda permanecia na carga. Durante o monitoramento, houve reignição do fogo, o que exigiu uma rápida intervenção. Utilizando o engate do ABTS, os militares removeram o big bag em chamas para evitar a propagação do incêndio ao restante da carga. O fogo causou danos na carroceria de madeira do caminhão, além de comprometer mangueiras de ar e outros componentes.

A situação foi completamente controlada com o uso de extintores de pó químico, seguido de um rescaldo com cerca de 60 litros de água para resfriamento da estrutura. O gerente da empresa responsável pelo carregamento providenciou a retirada do material com um caminhão munck, garantindo a eliminação de riscos remanescentes.

Continua após a publicidade

Felizmente, ninguém ficou ferido. As causas do incêndio ainda não foram oficialmente determinadas, mas suspeita-se que o calor gerado pelo material transportado possa ter contribuído para o incidente.