Nesta quarta-feira (16/04), Arcos viveu um momento histórico para a saúde pública. Durante a 317ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/SUS), realizada em Belo Horizonte, foi oficializada a habilitação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Tipo II para o município, dentro da Macroregião Oeste de Saúde de Minas Gerais.
O anúncio, feito pelo Secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, representa um avanço expressivo na estrutura hospitalar da cidade e um reforço fundamental para o atendimento a pacientes em estado grave, com recursos garantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A conquista é resultado de uma luta intensa travada nos últimos meses pela nova gestão municipal, liderada pelo prefeito Dr. Wellington Roque, com apoio fundamental da secretária municipal de Saúde, Aline Arantes, e de toda a equipe da Secretaria de Saúde de Arcos, que não mediram esforços para viabilizar essa importante conquista.
“Essa conquista representa um divisor de águas para a saúde pública de Arcos. É um passo essencial para salvar vidas e oferecer um atendimento mais digno e resolutivo à nossa população”, destacou Dr. Wellington Roque.
Com os novos leitos de CTI (Centro de Terapia Intensiva), Arcos passa a oferecer tratamento intensivo diretamente na cidade, evitando transferências para outros municípios e fortalecendo a capacidade de resposta em situações de urgência e emergência.
Ainda durante a agenda em Belo Horizonte, o prefeito Dr. Wellington Roque, acompanhado da secretária de saúde Aline Arantes, reforçou novas demandas ao secretário estadual Fábio Baccheretti e sua equipe, entre elas o envio de recursos, novos equipamentos hospitalares e a ampliação da atenção à saúde mental, com destaque para a criação de uma sala de estabilização no município.
O prefeito também fez questão de agradecer o apoio incondicional do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, fundamental na intermediação das tratativas junto ao Governo de Minas.
“Agradeço profundamente ao deputado Arantes por conhecer de perto a realidade de Arcos, por entender as necessidades do nosso povo e ser a ponte com o Governo de Minas. Hoje viemos agradecer, mas também apresentar novas solicitações que vão impactar a vida de muita gente”, reforçou.
A habilitação dos leitos é fruto de uma ampla articulação entre o município, a Superintendência Regional de Saúde e o Governo do Estado, demonstrando o comprometimento da atual Gestão com o fortalecimento do SUS e a melhoria contínua dos serviços hospitalares de alta complexidade em Arcos.
Comente