Cumprindo sua função educacional e seu compromisso com temas atuais, o Colégio INPA desenvolveu nos últimos meses o“Projeto INPA Recicla” que teve início em junho de 2019 e foi dividido em várias etapas que se estenderam até setembro de 2019.
O “Projeto INPA Recicla” teve sua primeira etapa iniciada ainda no primeiro semestre, durante as comemorações do dia Mundial do Meio Ambiente, com a mobilização e a conscientização de todos os alunos, professores, direção e demais funcionários do Colégio, quanto à importância da coleta seletiva e/ou compostagem, com momentos de conscientização e reflexão, cujos objetivos principais foram implementar a coleta seletiva na escola (diagnóstico, conscientização, mudanças) e ressignificar alguns conceitos.
Ainda nessa primeira etapa, todas as lixeiras da instituição foram identificadas com um adesivo para o lixo seco e úmido e todos foram orientados quanto à separação do resíduo gerado no Colégio.
No segundo semestre, foram apresentados os temas a serem trabalhados pelos professores e alunos: água, energia, resíduos (“lixo”), dengue, consumo consciente e impacto ambiental.
A supervisão, a orientação e o acompanhamento dos trabalhos foram realizados por grupos do corpo docente.
A direção do Colégio Inpa, ressalta que todo o projeto tem como objetivo ampliar a conscientização das famílias, contribuindo com a coleta seletiva da cidade e não apenas um projeto ambiental, mas sim socioambiental, uma vez que envolveu também a ARA – Associação de Recicladores Arcoenses.
Em agosto, foram desenvolvidas ações práticas: visitas técnicas à reciclagem e ao aterro das cidades de Arcos e Pains. Também foram visitadas, à usina de Lagoa da Prata e o sistema de tratamento e abastecimento de água do município de Pains.
Ainda no mês, foi realizada uma gincana socioambiental, onde uma das tarefas propostas terminou com a arrecadação de 435 kg materiais recicláveis e cerca de 340 litros óleo de cozinha usado, que foram doados para a ARA.
Em setembro, os alunos do turno vespertino (tarde) também foram envolvidos no Projeto e participaram de oficinas como: reaproveitamento integral de alimentos e também reciclagem.
Os trabalhos feitos pelos alunos serão expostos na II Tecnocult do INPA, que será realizada nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, a partir das 19 horas, no Prédio do INPA.
A II Tecnocult é aberta a toda a comunidade arcoense.
Parabéns ao Colégio INPA por mais um projeto, dessa vez de cunho socioambiental, envolvendo colaboradores, pais, professores e alunos no mesmo objetivo, o de conscientizar sobre temas atuais e de relevância para toda a Comunidade.
Comente