A euforia de venda de energia solar através de placas voltaicas, acelerada pelo marketing um tanto quanto tendencioso, será verdade que, em face das incertezas, não se corre o risco de o investimento não ser tão atraente como propalado?

Aos fatos:

PRIMEIRO:
Em se privatizando toda a malha de geração e de distribuição de energia elétrica no País, os preços cairão no mínimo 30%.
Por já existir praticamente quase toda a malha de distribuição, o CAPEX é barato, e, mais ainda, o OPEX! Fatores estes que garantem, sem som bra de dúvidas, o sucesso de leilão em privatização. Posto que estes principais atrativos garantem enorme interesse de investidores Nacionais e Internacionais. Daí, se pode concluir que, quem investir por exemplo: 20.000,00 num sistema por célula voltaica, de cara estará pagando mais caro. Dentro de pouco tempo, com as medidas governamentais, no geral, os preços de energia elétrica cairão espetacularmente.

SEGUNDO:
Sob hipótese alguma, quem investir em célula foto voltaica e injetar créditos na rede elétrica, interligada em toda a malha de distribuição do País, claro que como dois e dois são quatro, será taxado este estoque de energia. Do mesmo modo quem usar a malha energética do País para tráfego de energia. Quanto mais distancia houver entre o lugar onde for instalada a “usina” foto voltaica solar o (s) ponto (s) de consumo, mais pagará por tarifa.
Há pessoas mal informadas ou mal-intencionadas se opondo aos governos mundiais cobrando taxas pelo estoque ou transmissão (trafego) de energia, usando a frase: Ah, o governo está taxando o uso do sol! Que falta de senso do ridículo.

Continua após a publicidade

TERCEIRO
Perde de energia de 20% em sistemas conectados à rede elétrica

QUARTO.
Quem não conta com energia solar para aquecimento de água, praticamente se torna inviável instalar a potência necessária, devido ao custo de investimento. E o mesmo ocorre com motores em geral.

OBS. Defendo como ambientalista este tipo de geração de energia, a eólica, a maremotriz e a advinda de biomassa além de toda geração limpa, mas... sopa de galinha e cautela não fazem mal.

Continua após a publicidade