O fantasma da dengue retorna a cada novo LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti) publicado.
No último "Liraa" realizado em Agosto, esse índice era de 1.1% na cidade de Arcos.
Dessa vez o resultado do índice, divulgado na última sexta-feira (25) em Arcos, praticamente dobrou, indo agora para 2,1%.
Segundo o Ministério da Saúde, com esse resultado, a cidade entra em estado de alerta.
Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos, o levantamento foi realizado entre os dias 14 e 18 de outubro e foi dividido em três regiões da cidade.
Segundo o Coordenador da Vigilância Epidemiológica Tiago Carvalho “o que chama a atenção é que cada vez mais, os focos de larvas do mosquito estão sendo encontrados dentro das residências”.
Segundo o Ministério da Saúde, o resultado do LIRAa é considerado satisfatório quando está abaixo de 1%. Situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) no dia 7 de outubro, Arcos está com 3.516 casos prováveis de dengue em 2019 e duas mortes em decorrência da doença.
É preciso sempre que a população faça a sua parte e contribua para que os focos em suas residências sejam eliminados.
A dengue é um problema de todos nós.
Ações do município
Dentro das ações programadas para o combate ao mosquito Aedes aegypti está o lançamento da Campanha “Arcos contra o mosquito”, que acontece na próxima quarta-feira, 30, na Feira do Produtor Rural. Na oportunidade será divulgado um calendário de ações a serem desenvolvidas nos próximos meses.
Comente