No sábado (26) os membros juvenis do "Grupo de Escoteiros Lobos das Gerais" receberam um treinamento de primeiros socorros ministrado pela Técnica socorrista do SAMU Vanessa Silvestre Santana e do engenheiro de segurança e bombeiro civil Marcos Conceição, da Antecipar Engenharia.

A atividade foi sugerida pelo pioneiro Nicolas Silvestre Santos que, dentro da progressão do Ramo Pioneiro (compreende jovens com idade entre 18 e 21 anos), no tópico Comprometimento e Cidadania e na área de Desenvolvimento Físico tem a atividade que diz: – Convidar um profissional da área de saúde, organizar e participar de um curso de primeiros socorros no seu Grupo Escoteiro ou na sua comunidade.

Para cumprir esta etapa, nosso jovem desenvolveu toda a agenda do curso, desde o convite aos palestrantes e em conjunto com os técnicos convidados, a escolha das atividades a serem ministradas palestras que foram as seguintes:

Insolaçao/Intermaçao; Desidratação; Queimadura; Desmaio; Convulsão; OVACE (obstrução de vias aéreas por corpo estranho - engasgo); PCR (parada cardiorrespiratória); RCP (ressuscitação cardiopulmonar); PCR (parada cardiorrespiratória); RCP (ressuscitação cardiopulmonar) e Tipos de fraturas/ Imobilização.

Continua após a publicidade

Após as palestras, os jovens puderam praticar os ensinamentos adquiridos de uma forma bem dinâmica, com a utilização de equipamentos como prancha, colar cervical, talas, imobilizadores, etc.

Toda a atividade, como informado anteriormente, foi acompanhada, orientada e supervisionada pela  Técnica em Enfermagem e Socorrista do SAMU, Vanessa Silvestre Santana, e pelo engenheiro de segurança e bombeiro civil Marcos Conceição da Antecipar Engenharia.

Medalha de valor “Caio Viana Martins”

Continua após a publicidade

A UEB – União dos Escoteiros do Brasil reconhece todo ato de coragem e heroísmo de seus membros. Recentemente, um escoteiro da cidade de Ribeirão Preto recebeu a recebeu a medalha Cruz de Valor “Caio Vianna Martins” – Grau Ouro. O jovem Felipe Rodrigues Aleixo Silva, de 12 anos, do Grupo Escoteiro Aimorés 59/SP, estava com seus pais no Clube de Campo da Recreativa de Ribeirão Preto, quando seu pai passou mal na piscina e começou a se afogar. Sua mãe foi tentar ajudar e acabou sendo puxada para baixo da água também. O jovem pensou rápido e conseguiu erguer a cabeça do pai de dentro da água, fazendo com que ele soltasse sua mãe.

Felipe conta como aprendeu as habilidades utilizadas no momento de salvar os pais: “Eu fiz um curso (Samuzinho) de primeiros socorros. Aprendi como agir em caso de queimaduras, picadas e a última aula foi sobre afogamento”. Ele ainda explicou que precisou manter a calma para conseguir estabilizar o pai.

A mãe do jovem, Patrícia de Aquino, disse: “Se não fosse por ele, não estaríamos aqui hoje… Quando o colocamos em cursos e no Movimento Escoteiro, não imaginávamos que ele realmente iria salvar vidas, principalmente a nossa”. Ela enfatizou a influência do Escotismo na vida do filho, ressaltando o papel do Grupo Escoteiro em ensinar empatia e coragem.

Continua após a publicidade

O ato de Felipe repercutiu em Ribeirão Preto, chegando ao prefeito da cidade. Ele fez a entrega da medalha para o jovem na presença de outras autoridades e também de membros da diretoria da Região Escoteira de São Paulo, como o diretor-presidente Alexandre Banchi.

Esta matéria está publica na página da UEB região São Paulo.

Caio Viana Martins

Continua após a publicidade

Caio Viana é o nome de escoteiro que morreu após um acidente de trem no ano 1938 próximo a cidade de Barbacena. Caio, na época, monitor da Patrulha Lobo, recebeu uma forte pancada na região lombar durante o choque, o que mais tarde revelou-se mortal, mas mesmo assim persistiu em ajudar os outros escoteiros que se reuniram para decidir a melhor maneira de agir.

Os escoteiros prestaram os primeiros socorros a todos os feridos e fizeram uma grande fogueira para auxiliar as buscas e o trabalho de salvamento. Para isso, utilizaram todo material que tinham disponível, os colchões, cobertores e lençóis dos vagões-leito, confeccionando macas e abrigo para as pessoas mais feridas.

O acidente, que ocorreu entre as estações de Sítio e João Aires, próximo à cidade de Barbacena, só recebeu socorros às 7 horas da manhã do dia 19. A equipe de socorro transportou os passageiros feridos, inclusive alguns escoteiros, para um hospital em Barbacena. Como não havia macas para todos, e ao ver ao redor dele pessoas mais necessitadas, Caio Viana Martins recusou ser levado de maca, dizendo: "Um Escoteiro caminha com as próprias pernas".

Foi andando, junto a seus amigos, até a cidade, mas, ao chegar ao hotel, sentiu-se mal e foi levado à Santa Casa, onde veio a falecer, por conta do rompimento de vísceras e um grave derrame interno.

Agradecimento

O 150º GE Lobos das Gerais agradece ao SAMU e a Antecipar Engenharia pela disponibilização de suas equipes e equipamentos para este curso de primeiros socorros, que é de grande importância durante as atividades escoteiras, bem como em nosso dia a dia.