Na noite desta quinta-feira (14) o arcoense de coração Doutor Gilberto Amarante, foi condecorado com a Medalha da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, Marechal Deodoro da Fonseca.

 

O evento aconteceu na sede do Grande Oriente do Brasil - GOB/MG em Belo Horizonte e contou a presença de diversas autoridades de Minas Gerais, como o vice-governador Paulo Brant (Novo), que foi orador da noite e do Senador por Minas Gerais, Carlos Viana (PSD).

 

Continua após a publicidade

Doutor Gilberto Amarante, ao lado de sua esposa Jaqueline Ribeiro Vilela e de sua filha Maria Fernanda, foi agraciado com o "Gran Colar Marechal Deodoro da Fonseca" pelas mãos do Senador Mineiro Carlos Viana.

 

A condecoração "Marechal Deodoro da Fonseca" é uma homenagem e um reconhecimento às autoridades que destacam-se positivamente na sociedade, pelos seus trabalhos e também pelos bons serviços prestados à comunidade onde atuam.

Continua após a publicidade

 

Doutor Gilberto Amarante é Analista Tributário da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal, Ex- Coordenador do Curso de Direito da PUC/ MG (Por Três vezes), Campus Arcos, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito e também Professor de Direito Civil e Tributário, nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação na PUC Minas, além de membro da bancada do Programa Debate, que vai ao ar todos os Domingos, à partir das 11 horas, pela Rádio Cidade FM 94,3.

 

Continua após a publicidade

Sobre a Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira

 

A Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem sua sede em Belo Horizonte, sendo fundada por comendadores da Ordem dos Cavaleiros da Concórdia, Ordem Espanhola surgida em 1246.

Continua após a publicidade

 

A OCIM desenvolve vários trabalhos sociais e culturais, como por exemplo, a restauração do Patrimônio Histórico da Estalagem dos Inconfidentes, no Sítio São Lourenço da Varginha, em Conselheiro Lafaiete MG.

 

Tem por seu objetivo o estudo e a exaltação dos efeitos dos inconfidentes, em especial seu mártir, o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes; a valorização dos sentimentos de liberdade, igualdade e fraternidade entre os povos; apoio à cultura e as campanhas oficiais ou não de combate a fome e a miséria, auxiliando ainda diversas entidades filantrópicas através de doações de alimentos, medicamentos e vestuário.

 

É sucessora da Ordem  dos Cavaleiros Hospitalares de Villa Rica,  ordem assistencial criada na  antiga capital de Minas Gerais, pelo inconfidente Tómas Antônio Gonzaga, em 1779, atuando naquela época da colônia, e que paralelamente às atividades hospitalares praticadas, foi também  o berço do movimento que mais tarde viria ser conhecido como Inconfidência Mineira.