Nesta semana, as três Lojas Maçônicas da cidade de Arcos, Loja Maçônica Vigilantes do Oeste, Loja Maçônica Fé e Trabalho e Loja Maçônica Legado Eterno assinaram um ofício, direcionado à pessoa do General Antônio Leite dos Santos Filho, diretor geral do DNIT (Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transportes).

No documento, assinado pelos três presidentes, Sérgio Vilela de Oliveira, Aluísio Albuquerque Rosa e Marley Ferreira de Assunção, é solicitado ao Diretor do DNIT, mais atenção para com a BR 354, em especial o trecho entre Arcos e Formiga.

No documento é demonstrado a enorme preocupação da Maçonaria em Arcos com a grande quantidade de acidentes e mortes, na Br 354, durante o ano de 2019.

Leia na integra o ofício, que é mais uma tentativa de homens de bem de nossa cidade em contribuir para a resolução do problema chamado BR 354 "Rodovia da Morte".

Continua após a publicidade

Ao DNIT – Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transportes

A/C Diretor Geral – General Sr. Antônio Leite dos Santos Filho.

Ofício 001/2019

Continua após a publicidade

Assunto: Rodovia BR 354 (trecho Arcos/MG x Formiga/MG)

Arcos/MG, 14 de novembro de 2019.

Prezado Senhor Antônio Leite,

Continua após a publicidade

Vimos por meio deste, ao mesmo tempo, informar, solicitar e verificar a situação da BR 354 (trecho entre Arcos/MG x Formiga/MG) o qual se encontra em situação preocupante/alarmante no que tange à quantidade de acidentes e principalmente de óbitos ocorridas em 2019.

Acidentes neste trecho são constantes e alvos de reportagens de mídias locais e até mesmo estadual. Contudo mesmo diante deste alarde não percebemos efetividade de ações que possam diminuir significativamente estes números. Não estamos afirmando que não estejam ocorrendo e sim que não estamos percebendo. A sensação de impotência por parte da Sociedade é gigantesca e o intuito desse Ofício é justamente corroborar a necessidade de uma intervenção direta e imediata.

Alguns dados para ilustrar e assegurar nossa preocupação:

Continua após a publicidade

Trecho da BR 354 – trecho entre Arcos/MG x Formiga/MG (2019):

131 acidentes registrados;

139 feridos;

17 mortes

Fonte: www.arcosnoticias.com.br (Diretor Sr. Ronaldo – 37-9 9808-8020 – Jornalista MT 18.291 MG).

Estamos diante de um cenário preocupante/alarmante, pois muitos Pais/Mães de Família buscam sustento de seus Lares trabalhando em outra cidade. Muitos saem de Arcos/MG para trabalhar em Formiga/MG e vice versa. Percorrendo este trecho em questão em demasiada insegurança gerada em decorrência da quantidade de acidentes.

Existem neste trecho duas curvas que pelo alto índice de acidentes foram popularmente denominadas, como “CURVA DA MORTE” e de fato onde muitos já deixaram suas vidas. Outros estão denominando que a Rodovia seja chamada como “Rodovia da Morte”.

Diante deste cenário, que afirmamos novamente (preocupante/alarmante), vimos solicitar maior atenção por parte deste Órgão (DNIT) e que, por favor, nos sejam apresentados soluções em definitivo para a situação que preocupa enormemente e diretamente as populações de Arcos/MG (45 mil) e de Formiga/MG (70 mil) que utilizam o trecho de forma mais assídua. Além de milhares de veículos que passam pelo trecho sendo ponto de ligação da BR 262 para a BR 381 (escoamento de carga do triângulo mineiro para Sul de Minas Gerais e SP).

Aguardaremos retorno o mais breve possível.

Renovamos nossos votos de apreço e consideração.

Fraternalmente!

Assinam o documento os Presidentes:

Sérgio Vilela de Oliveira (Loja Maçônica Vigilantes do Oeste);

Aluísio Albuquerque Rosa (Loja Maçônica Fé e Trabalho);

Marley Ferreira de Assunção (Loja Maçônica Legado Eterno).